Domingo, 23 d Setembro d 2018
Almendras
Menus
Contatos
41 3044 -1310
41 9168 - 6678


Horário de Atendimento
2ª feira à 6ª feira: 10:00 às 19:00.
Sábado: 10:00 às 14:00.
TAPIOCA: 4 MOTIVOS PARA INCLUIR O ALIMENTO NA SUA ROTINA

A Tapioca tem apenas 70 calorias e pode substituir o pão branco!

Fazer substituições inteligentes faz parte de uma alimentação saudável. De acordo com a nutricionista Andrea Santa Rosa, a tapioca é versátil e pode ser amiga da dieta também. “Uma colher de sopa do alimento possui apenas 70 calorias”, explica a especialista. A seguir, confira quatro ótimos motivos para inserir já a tapioca na sua rotina alimentar.

1) Não Contém Glúten
“A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal”, diz Andrea. O alimento também pode ser consumido por diabéticos.

2) Substitui o Pão Branco
Para um café da manhã light, Andrea Santa Rosa recomenda substituir o pão branco por tapioca. “O alimento pode ser consumido todos os dias, sem contraindicações. Vale lembrar que o pão branco é proveniente de uma farinha refinada, pobre em nutrientes (vitaminas e minerais). Ele ainda contém glúten, rico em proteínas que não são digeridas pelo intestino”

3) Amiga da Dieta
Pouco calórica, a tapioca é uma opção saudável quando combinada a recheios e acompanhamentos que seguem a dieta. “Recomendo acrescentar um ovo mexido, pasta de humus com páprica e um fio de azeite com orégano. Se preferir um alimento doce, escolha geleia sem adição de açúcar”, diz a nutricionista.

4) Prática e Versátil
A tapioca pode ser preparada em formato de panqueca e até pizza. “Esta última opção é excelente para o jantar. Basta substituir a massa tradicional, regar com molho de tomate, acrescentar mussarela de búfala e manjericão”, orienta Andrea. Para uma tapioca nutritiva, a nutricionista recomenda o acréscimo de sementes de chia à sua preparação.

Por Renata Demôro
FONTE:http://gnt.globo.com/bem-estar/dicas/Tapioca--quatro-motivos-para-incluir-o-alimento-na-sua-rotina.shtml (12/05/2013)



* * * *

Tapioca Emagrece ?

A tapioca é mais saudável que o pão, livre de glúten e ideal para garantir a saciedade. A iguaria, típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, vem ganhando ganhando cada vez mais espaço e tem sido a opção de muitas pessoas que querem perder peso.

Versátil e fácil de fazer, ela tem como principal ingrediente a goma, e pode ser preparada com diferentes recheios, de forma nutritiva.

Benefícios da Tapioca
O endocrinologista Alfredo Cury, do SPA Posse do Corpo, explica que a tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal. Por isso, pode ser consumida também por diabéticos.

No entanto, é preciso ter cuidado com o excesso na hora de consumí-la, pois 50 gramas da massa tem 70 calorias. “Sugiro comê-la como uma refeição, podendo ser no café da manhã, almoço ou jantar. O ideal é apenas uma tapioca por dia, nada em excesso faz bem ao organismo”, diz.

Outra dica na hora de preparar a tapioca é prestar atenção aos ingredientes do recheio, para que não se transforme em uma opção muito calórica. “Os melhores recheios são atum, frutas, queijos brancos, carnes magras (como peito de peru e frango desfiado). Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, cottage e mel. E se preferir, somente com sabor doce, recheada com pasta de gergelim, banana e amaranto, grão rico em proteína e que possui aminoácidos”, explica.

A chia é um diferencial na receita, fazendo com que o preparo fique ainda mais saudável. “A adição de chia, muito rica em fibras, ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue e em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e doenças cardíacas”, afirma.

Já os ingredientes que levam muitos corantes, como ketchup, mostarda e maionese, devem ser evitados, assim como o doce de leite e o chocolate, que são mais calóricos. Na hora do consumo, os líquidos também devem ser evitados. “O recomendado é nunca consumir líquidos durante as refeições, pois eles aceleram o processo de saciedade. Se possível, tome um suco ou chá, meia hora depois”, recomenda.

Por Mariana Bueno
FONTE: http://www.bolsademulher.com/corpo/tapioca-emagrece-medica-explica-como-usa-la-para-perder-peso/
***